FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2013
Shopping em São Paulo mostra a história da presença portuguesa no Brasil
2013-08-15
A mostra "Construtores do Brasil", organizada pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, poderá ser visitada até 23 de agosto no shopping Pátio Higienópolis.

São Paulo - Com o objetivo de apresentar os principais fatos dos cinco séculos da presença portuguesa no Brasil, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo organizou a exposição "Construtores do Brasil", que fica no vão central do Pátio Higienópolis, em São Paulo, até 23 de agosto.

No total são 15 painéis que, em textos, fotos e ilustrações, destacam os grandes feitos portugueses no Brasil - desde o período pré-descobrimento, das grandes navegações, a colonização brasileira e seu legado social e cultural até às correntes imigratórias de meados do século passado. 

Um dos painéis é dedicado ao Portugal de hoje, com destaque para as atividades científicas e tecnológicas do país e sobre seu pioneirismo em pesquisa e uso de energias renováveis: Portugal é um dos primeiros a utilizar comercialmente energia gerada pelas ondas do mar e é um dos maiores do ranking europeu em energia eólica, que responde por cerca de 13% do total do consumo energético português.

A mostra "Construtores do Brasil" pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 20h. A entrada gratuita.

Instalado no coração do bairro de Higienópolis desde 1999, ao longo dos anos o shopping Pátio Higienópolis tornou-se um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo. Tem mais de 300 lojas, distribuídas por seis pisos.

Portugal Digital, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades