FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Évora: Emigração dos jovens portugueses deve aumentar nos próximos anos
2012-09-13

A emigração dos jovens portugueses deve aumentar nos próximos anos, alertou hoje a presidente da Associação Portuguesa de Demografia. Maria Filomena Mendes justifica este cenário com as dificuldades que os mais jovens têm para encontrar emprego.
A emigração da "população jovem ativa" vai também ter consequências no número de nascimentos, já que "também são aqueles que estão em idade de casar e ter filhos", diz a professora da Universidade de Évora. Estas são as principais razões que sustentam os vários cenários de perda de população previstos para o ano de 2030, em Portugal.
Responsável por estas projeções demográficas, que entre outras, apontam para a perda de 1 milhão de habitantes no país até 2030, Maria Filomena Mendes salienta que para além dos motivos anteriores, tal acontecerá também se se "continuar a ter dificuldade em ter imigrantes e a retê-los" no país.
Os efeitos da crise na população portuguesa está presente em muitas das apresentações do 4.º Congresso Português de Demografia que termina hoje na Universidade de Évora.

Diana fm, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades